quarta-feira, 1 de julho de 2015

Afinal, qual fábrica de chocolate é mais fantástica?

     Dois filmes diferentes marcaram a infância de várias crianças de gerações distintas, mas com a mesma história: um menino pobre que acha o cupom dourado e visita a melhor fábrica de chocolate de todos os tempos. Sabe quais filmes me refiro? "A fantástica fábrica de chocolate", ambos com o mesmo nome na denominação brasileira ("Willy Wonka & the chocolate factory", o antigo, e "Charlie and the chocolate factory", o novo, em seus títulos originais). Há, entretanto, uma divergência gigante entre essas crianças já crescidas sobre qual filme é melhor, mais mágico, mais memorável e mais fru fru. Ainda sou jovem, por isso o filme com o qual eu me encantei na minha infância foi o segundo. Resolvi, então, rever o segundo e finalmente assistir o primeiro para ter certeza de quem ganha a batalha. Analiso a seguir, com mente aberta, o que achei desses dois filmes.
      Antes de tudo, realço que ao contrário do que aparenta, o filme de 2005 não é um remake do de 1971. Ambos são adaptações cinematográficas do mesmo livro. Isso quer dizer que Burton pode muito bem ter feito seu filme sem mesmo ter assistido o antigo. Este post obviamente CONTÉM SPOILERS dos dois filmes.

Pôsters de "A fantástica fábrica de chocolate ", de 1971 e de 2005


     Começaremos por ordem cronológica, pelo filme de Mel Stuart, lançado em 1971. Charlie Bucket é um garoto loiro pobre, bonzinho, esforçado, comedor de sopa de repolho, estudante e entregador de jornal. Não quero ser chato, mas preciso realçar as falhas desde já. Não entendo da onde o menino tira tanta energia para trabalhar, já que ele e sua família passavam fome e eram malnutridos (sopa de repolho não sustenta), mas enfim... Charlie era frequentemente exposto ao mundo dos doces, só que não podia consumi-los, pois não tinha condições financeiras. Isso fica bem claro na cena musical do doceiro com as crianças, na qual o vendedor literalmente joga doces para as crianças por pura alegria e, em outra cena, após dar o chocolate para Charlie, mal deixa o garoto respirar sem antes receber o pagamento. Eu, sinceramente, achei a atuação do personagem de Charlie horrível. Ele aparentou mais ser um falso moralista do que alguém realmente bondoso. E por incrível que pareça, também considero-o "mimado". Charlie não tinha nada, e por isso achava que merecia ter tudo. Por ser pobre, merecia mais que as outras crianças ir na fábrica de chocolate de Wonka. Não é bem assim. Todas crianças queriam ir na fábrica, comprovado pelo movimento histérico global para comprar barras de chocolate, ter menos condições financeiras não implica que sua vontade seja maior ou você mais merecedor. 
charlie bucket triste, do antigo "A fantástica fábrica de chocolate"

      Charlie é bastante influenciado pelo seu avô Joe, que é amante assíduo de Wonka e velhinho mais ativo da família. Joe mostra-se muito imaturo e inocente, chegando até a influenciar seu neto negativamente por isso. Acha, também, que Charlie deveria ter tudo na vida por simplesmente ser um garoto dedicado. 
      Entretanto, o personagem que mais se destaca é o mesmo que dá nome ao filme (dãr): Willy Wonka. Completamente louco em um nível inimaginável, doentio e enigmático, é tão maluco que solta esporadicamente umas frases bem aleatórias e cools . Antes de assistir o filme eu o achava estranho, tá bom... ainda acho, mas agora acho ele genialmente estranho. Sua loucura é refletida na fábrica, ambiente em que coisas doidas acontecem com a ajuda dos bizarros oompa loompas. A fábrica é, acima de tudo, curiosa. É fascinante em algumas partes e bizarra em outras, assim como seu dono.
Meme do Willy Wonka
"Então ele cria um blog e acha que virou crítico de cinema?"
     Os cenários são satisfatórios em sua maioria, repito, em sua maioria. "The chocolate room" é a primeira atração da visita, seu diferencial é que tudo é comestível, mas alguns objetos do cenário parecem que são de plástico/isopor e o rio de chocolate parece ser suco ralo de groselha. Após essa deliciosa atração, há o passeio de barco, parte mais what the fuck? e medonha do filme. Logo em seguida,  encontra-se o laboratório de invenções de Wonka, local bagunçado onde ocorre o processo de novas descobertas da fábrica, nas quais experiências bem esquisitas e não necessariamente deliciosas são feitas, que refletem o perfil maluco de Wonka. E aí está minha crítica: como alguém tão louco assim, vende apenas chocolates e doces normais? A marca Wonka, nesse filme, é conhecida por ser deliciosa, e não louca. A próxima parada é a estação de bolhas, a parte mais mágica do filme, na qual Charlie é induzido pelo seu avô a tomar uma bebida que os fazem flutuar, mesmo após Wonka dizer para não fazer isso. Charlie e Joe voam e se divertem pela sala, quase morrem fatiados pelo ventilador, mas escapam e voltam para a expedição guiada pelo Willy achando que teriam saído impunes. Após isso, há somente a sala dos gansos gigantes que dão ovos dourados de chocolate e a sala de TV. A fábrica deixou-me a impressão de ser um pouco compacta.

A sala onde tudo é comestível, da fantástica fábrica de chocolate

      O filme é um musical (ou quase um) e é bem engraçadinho. As músicas, que foram indicadas ao oscar por melhor trilha musical, não se limitam apenas às canções dos oompa loopas, há perfomances sensacionais do Wonka e da mimada Veruca que é um ovo ruim, além de várias outras músicas bem bonitas. Cenas engraçadas como a desespero mundial para encontrar os cupons dourados e os atos malucos de Willy Wonka conseguem arrancar algumas risadas, ou até mesmo as piadinhas "prontas" que aparecem frequentemente no filme.
       Sobre a história do filme: é bem interessante, mas aparentou-me ter ficado incompleta e mal-escrita, principalmente o final, ainda que não tenha estragado a experiência. Absolutamente odeio finais felizes fáceis, sem um pouco de sofrimento antes. No fim do filme, apesar de Charlie ter infringido as regras de ser um bom menino (por culpa do idiota do avô dele), ele mostra-se honesto ao entregar o chiclete que o suposto rival de Wonka pagaria muito dinheiro, tornando Charlie legítimo herdeiro da fábrica, onde poderá viver em uma melhor condição com sua família. Final meio jogado, não? Então é só ser honesto uma vez que deixo de ser uma mau menino para virar herdeiro de uma fábrica de chocolate?  Não me entenda mal, o filme é bom e bem engraçado, só possui várias falhas, no meu ponto de vista. Não que isso tenha alguma interferência na experiência mágica e memória inesquecível que alguém tenha. O longa pode ter sido mágico para uma criança algum dia, mas hoje o vejo mais como bizarro(no bom sentido) do que qualquer coisa. De novo, não que isso seja ruim, é interessante ver como um filme infantil tão louco tenha encantado tantas pessoas.

Wonka caindo mas se levantando antes, em uma performance

      Posso até metido pau, mas de verdade, só quero deixar claro que o filme é bom sim. Vale a pena assistir ou reassistir caso você esteja curioso. Talvez eu tenha me decepcionado por ter esperado uma experiência mágica e encontrado algo bizarro no lugar. Talvez seja porque o filme não foi tão fiel ao livro, o que possibilita uma margem gigante para "dar merda", e até o próprio escritor do livro ter dito que não gostou do resultado. Se querem números, eu dou uma nota 8 para "A fantástica fábrica de chocolate" de 1971, pois é uma boa fonte de entretenimento e divertimento, além do ótimo Willy Wonka.
      
     Seguindo em frente, temos a recente adaptação/releitura de Tim Burton para o livro infantil "A fantástica fábrica de chocolate". O filme marcou minha infância e eu, antes de reassisti-lo, lembrava de todos momentos da aventura na fábrica. Vou tentar ser o menos puxa-saco e mais crítico possível,  mas acho que não vou conseguir. Já vou dizendo que achei bem menos falhas comparado com o filme de 71.  
       Começando, de novo, pelo Charlie, garoto inocente e introvertido. É possível ver claramente sua pureza e inocência, as mesmas que o trazem esperança para seguir em frente sorridente, apesar de a sopa de repolha ter ficado mais rala. Charlie pode até levar o nome do filme (na versão original), mas é tão tímido que parece, em algumas partes do filme, ter sido esquecido  do filme ou sobreposto pelo extravagante Willy Wonka. Charlie, durante toda a aventura na fábrica de chocolate, mostrou-se uma criança reservada, porém dócil e gentil, talvez o que tenha garantido que fosse o único "sobrevivente" da jornada. Do núcleo da família dele destacam-se vovó Georgina, pessoa que Charlie talvez tenha puxado sua inocência e inspirado sua esperança, e vovô Joe. Essa velhinha detêm os momentos mais engraçados do filme com seus comentários ingênuos. Já o vovô, ex-trabalhador da fábrica do Wonka, é um admirador das bizarras e fabulosas invenções de Wonka.

Charlie Bucket encontrando o cupom dourado, em "A fantástica fábrica de chocolate" de 2005

      Willy Wonka, dono da fábrica de chocolate, é estranho e tem poucas habilidades sociais. Destaca-se pelo enigmatismo, explicado ao longo do filme através de flashbacks, que mostram sua infância conturbada, devido à rigidez do pai, e também como surgiu sua paixão exorbitante por chocolates e doces. Sua fábrica é impressionantemente gigantesca e encantadora. Tim Burton investiu pesado em efeitos especiais, o que faz a aventura na fábrica ser um colírio para os olhos dos espectadores, impressionando tanto crianças quanto adultos pela magnitude do que é mostrado. Os ajudantes de Wonka, os oompa loompas, são pessoas (será que humanos mesmo?) pequenininhos com alguma anormalidade genética que faz com que tenham todos o mesmo fenótipo (basicamente eu disse que todos são iguais), só mudando suas roupas dependendo da sua função exercida. São criaturinhas adoráveis, amantes de cacau e performers fantásticos. Ok, direi o erro que achei: Wonka disse inicialmente que era necessário manter o ambiente bem quente porque os operários (oompa loompas) não suportavam frio, mas posteriormente é mostrado, dentro da fábrica, o Monte Fudge, lugar nevoso onde... oompa loompas trabalham na extração de recursos.

Willy Wonka dançando, em "A fantástica fábrica de chocolate" de 2005

     Além da trilha sonora marcante, as únicas músicas cantadas na longa metragem são as canções dos oompas loompas. Elas são bem moderninhas e alegres, tendo sempre o objetivo de ensinar uma lição para as crianças de acordo com que foi feito por uma criança malcriada na fábrica. Mas o que destaca mesmo na longa é seu visual excêntrico, sendo até indicado ao oscar por melhor figurino.
    A história do filme é bem contada e completa, tanto por ser mais fiel ao livro quanto por ter as adições próprias do genial Tim Burton. Ademais de questões de conduta infantil, questões familiares também são focados no filme. Enquanto revia o filme, fiquei feliz ao perceber as divertidas referências de "2001 - Uma odisseia no espaço" e "Psicose", que na minha infância passaram batido, mostradas na sala da Televisão.

    Considero esse filme uma experiência mágica, quando assisti pela primeira quando era pequeno e até mesmo atualmente quando reassisti. A história é boa e acompanhada de bons efeitos e momentos divertidos para causar sensações gostosas ao ver o filme, e inesquecíveis memórias, após o mesmo. Minha nota para essa versão de "A fantástica fábrica de chocolate" como crítico é 9, mas como criancinha admirada, a alguns anos atrás, seria 10. Na minha opinião, a versão de Tim Burton é superior a de Mel Gipson ao oferecer uma experiência interessante para qualquer público. Fui pesquisar se não estava louco ao considerar o novo filme melhor, já que a maioria das pessoas falam o contrário, e me deparei, no blog Posfácio, com a seguinte comparação que descreve perfeitamente a situação: Comparando ambos os filmes a brinquedos de um parque de diversões, a versão com Gene Wilder (Willy Wonka) se aproximaria a um carrossel – possui certo charme, é levemente enjoativo e inofensivo e serve para entreter as crianças menores –, enquanto Johnny Depp protagoniza uma montanha-russa muito bem construída, que utiliza o melhor da tecnologia para fazer todos os seus espectadores se sentirem como crianças.   
     E é isso, pessoal. Concordam? Discordam? Essa foi minha opinião, fique a vontade para dizer a sua nos comentários abaixo. Confira minha introdução no blog: aqui e aqui.

4 comentários :

  1. Concordo plenamente! Johnny Depp fez meus pais voltarem a ser criança, e a minha irmã não para de cantar essa música até hoje(Ela assistiu a um tempo, mas foi esse ano. Ah! O que importa é que tanto as falas e as canções, quanto os gestos ficam impregnados na nossa mente). Dou 10 pro filme, e acho que você foi bem crítico com os dois filmes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, mas sei que fui bastante puxa-saco do novo filme. haha
    Fique ligada no novo filme "Alice através do espelho" (com Johnny Deep, mas sem Tim Burton :/ ), que também promete um sentimento nostálgico e mágico.

    ResponderExcluir
  3. É, eu vi! Quero assistir no cinema quando lançar! Estou super ansiosa! Johnny Depp É show! Ele interpreta bem qualquer papel que pegue... Eu acho... Mas pelo que eu percebi, SIM! A fantástica fábrica de chocolate, e piratas do caribe são completamente diferentes, pelo menos, EU acho. Valeu pela dica!

    Vou fazer uma resenha do filme, mas se quando você for visitar ainda não tiver saído, é por que está perto: libreteka.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente você tem toda a razão, eu tenho 14 anos e eu já vi os dois filmes,mais prefiro muito muito mais o mais "recente", e AFFDC (2005) é o meu filme preferido, eu amei o trabalho de todos os personagens e é claro o do Tim Burton, ná minha humilde opinião, sem querer ser puxa saco, eu prefiro o Johnny Deep como Willy Wonka, ele é mais divertido, a primeira vez que eu vi eu nem lembro, só sei que eu concerteza já vi mais de 100 vezes o mais recente, até decorei as falas e as musiquinhas dos Oompa Loompas. Não entendo porque as pessoas preferem o mais antigo, talvez porque elas pensem que o original sempre é melhor, que nesse caso, não é. Bom só queria falar isso mesmo kkkk, fiz um textão.

    ResponderExcluir